Gerenciamento de Projeto
Gestão de Projetos – Melhores Práticas
Neste capítulo será apresentada a Gestão de Projetos e sua evolução, passando pelas as metodologias mais relevantes, em especial a metodologia do
Project Management Institute – PMI, PMBOK 2000. ressalta-se que foi lançado a nova versão, o PMBOK 2004; no entanto este trabalho considera a versão 2000, pois foi a versão utilizada como referência para os projetos em análise.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0311068/CA
Um Projeto é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único. Temporário significa que cada projeto tem um começo e um fim definidos. Único significa que o produto ou o serviço é, de alguma maneira, diferente de todos os outros produtos ou serviços. (PMBOK,2000 a)
Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de satisfazer seus requisitos.
O gerenciamento de projetos é realizado com o uso de processos, tais como: iniciar, planejar, executar, controlar e encerrar. (PMBOK,2000 b)
Segundo Kerzner(2002), para entender a gestão de projetos, em primeiro lugar é preciso saber reconhecer o que é um projeto. Trata-se de um empreendimento com objetivo identificável, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidade (...) A Gestão de projetos, pode ser definida como o planejamento, programações e controle de uma série de tarefas integradas de forma a atingir seus objetivos com êxito, para benefício dos participantes do projeto (...) Uma Gestão de projetos bem-sucedida exige planejamento e coordenação extensivos.
Em consonância com as definições acima, Keelling (2002), destaca ainda as seguintes características da Gestão de Projetos:
•
Simplicidade de propósito. O projeto possui metas e objetivos facilmente entendidos. •
Clareza de propósito e escopo. O projeto pode ser descrito claramente em poucos termos: seus objetivos, escopo, limitações, recursos,