METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
CONCEITO, HISTÓRICO, MEIOS E RECURSOS
1. O que é educação à distância, quais são suas características e sua importância?
R: Educação a distância é o processo de ensino aprendizagem mediada por tecnologias, onde professor e aluno não se encontram no mesmo espaço, mas podem estar conectados por tecnologias, como a Internet. Podem ser usados nesta mediação os correios, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o fax e tecnologias semelhantes. Na expressão “ensino a distância” a ênfase é dada ao papel do professor, como alguém que ensina a distância. Principais características da educação à distância:
Separação de professor e aluno no espaço.
Controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo professor distância.
Maior autonomia no aprendente.
Comunicação entre alunos e professores é mediada por meios de comunicação tecnicamente disponíveis, sendo eles impressos, eletrônicos, mecânicos.
Vivemos em um mundo cada vez mais informatizado e a educação tende a refletir as características do seu tempo, a modalidade educacional a distância vem crescendo rapidamente, as instituições de ensino e os cidadãos tem apostado neste método, vendo no EaD uma excelente oportunidade para retomarem os estudos em meio a correria do dia a dia, podendo assim se formar e acompanhar a sociedade.
2. Faça uma análise crítica da EAD no Brasil, considerando o histórico, a legislação e as políticas do MEC (pesquise a legislação e as políticas na internet).
R: Seguindo os acontecimentos de nível mundial a respeito da EaD, no Brasil, sua evolução histórica é marcada pelo aparecimento e a disseminação dos meios de comunicação. Esta modalidade de educação também passou pela fase da correspondência, do rádio, da televisão, até chegar à atuação conjugada de vários meios de comunicação, entre eles os favorecidos pelo uso da internet.
Segundo Alves (2009, p. 9), a trajetória da EaD no Brasil é marcada por avanços e retrocessos, e