Ao longo da disciplina de didática do ensino superior você conheceu a proposta de educação do nead- ufsj e estabeleceu relações entre o projeto político-pedagógico da escola e a concepção de educação que o fundamenta.
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVAS PERSPECTIVAS
PARA A EDUCAÇÃO CONTINUADA
Campinas, 05 / 2009
Edilene A. Ropoli - FE / UNICAMP1 edileneropoli@gmail.com Métodos e Tecnologias
Educação Continuada em Geral
Descrição de Projeto em Andamento
Experiência Inovadora
Resumo: a educação a distância tem se apresentado como uma das alternativas para programas de formação continuada de professores em exercício nos programas de Governo, porém muito se questiona a proposta de uma educação a distância centrada na transmissão de conteúdos. Este artigo traz uma experiência de um curso formação de professores, oferecido na modalidade a distância, a partir de uma proposta pedagógica que se fundamenta numa metodologia ativa de aprendizagem: a aprendizagem colaborativa em redes, uma proposta educacional centrada participação ativa dos alunos. Ao apresentar a avaliação dos alunos sobre a metodologia e sobre a modalidade de educação a distância, pode-se concluir que as metodologias ativas de aprendizagem trazem novas perspectivas para que possa ser desenvolvida uma educação a distância colaborativa, onde todos, tutores e alunos, participam do processo de construção do conhecimento.
Palavras-chave: metodologias ativas de aprendizagem, formação continuada, educação a distância, aprendizagem baseada em problemas.
1
Artigo desenvolvido no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp com o apoio do Centro de Computação e da Agência para a Formação Profissional da Unicamp
2
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVAS PERSPECTIVAS
PARA A EDUCAÇÃO CONTINUADA
A formação de professores na modalidade de educação a distância
(EAD) tem sido uma alternativa das políticas de formação continuada para atender às necessidades de formação dos professores em exercício. Se por um lado isso se justifica pela flexibilidade de horários que permite a participação dos professores e abrange