metodologia de contabilidade pública
Esse estudo será de caráter bibliográfico por tratar-se de estudo teórico – qualitativo buscando dados de forma indireta, em fontes tais como: Andrade (2002); Marion (2001); Meirelles (2004).
O método de abordagem é qualitativo caracterizado pela obtenção de dados descritivos no contato indireto entre o pesquisador e a situação pesquisada. Para a realização desse trabalho será utilizado à abordagem dialética, buscando a compreensão do processo histórico das mudanças e das questões sociais, levando a uma investigação da realidade, visto que o projeto em exame será abordado através da confrontação de posicionamentos de autores. Fonte? Fazer uma citação explicando o que é qualitativo
Há de afirmar, que esse projeto tem caráter de pesquisa exploratório. A metodologia empregada para a busca de questionamentos é de duas origens. O primeiro método de pesquisa é de fundamental importância, que é a pesquisa bibliográfica, onde se encontra a maior produção de teses e proposições sobre o tema. Realça Roesch (2006) que diz que a principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente.
As fontes de dados primárias foram coletadas através dos planos de cursos das faculdades de Teresina: FSA, CEUT E UESPI. As fontes de dados secundárias foram artigos, sites, livros e etc, que foram usadas com a intenção de se justificar teoricamente a relevância do tema em estudo no qual se buscou conhecimentos relacionados ao ensino da contabilidade pública, baseando-se em estudos de autores reconhecidos como Meirelles (2004), Figueiredo (2002) no qual através de suas teorias contribuíram de forma fundamental para o desenvolvimento dos métodos mencionados neste trabalho.
Nesse sentido, buscaram-se estudos sobre a diferença da aplicação da matéria de contabilidade pública nas principais faculdades e universidades de Teresina.