metodologia da pesquisa
Partindo desta, podemos observar inicialmente o método hipotético-dedutivo que há o aparecimento do problema que será objeto de observação e experimentação, para Propper, (200 p,73) toda pesquisa tem sua origem num problema para o qual se procura uma solução, por meio de tentativas e eliminação de erros.
Em contraponto a este, o método indutivo nem sempre possui fácil distinção ao indutivo, pois ambos se fundamentam na observação, contudo no método indutivo há apenas uma generalização empírica das observações, enquanto que com o método hipotético-dedutivo, pode-se rever teorias e mesmo leis.
No que tange aos fins, é uma pesquisa do tipo descritiva, aquela que tem como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno, assim como o estabelecimento de relação entre variáveis e fatos. Nesta, os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles.
Faz-se mister denotar que, por objetivar a investigação de uma única organização, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, onde tem o intuito estudar com profundidade o contexto onde este encontra-se, permitindo uma análise processual à medida que eles ocorrem dentro das organizações, este tem caráter de profundidade e detalhamento, podendo ou não ser realizado em campo.
No que tange a pesquisa quantitativa, esta possui o escopo de transformar opiniões e informações em números objetivando possibilitar a classificação e análise, utilizando-se de recursos e técnicas estatísticas, ou seja, caracteriza-se pelo emprego da quantificação desde a