introdução a engenharia
Monumentos Históricos também estão sendo corroídos: a Acrópole, em Atenas; o Coliseu, em Roma; o Taj Mahal, na Índia; as catedrais de Notre Dame, em Paris e de Colônia, na Alemanha. Em Cubatão, São Paulo, as chuvas ácidas contribuem para a destruição da Mata Atlântica e desabamentos de encostas. A usina termoelétrica de Candiota, em Bagé, no Rio Grande do Sul, provoca a formação de chuvas ácidas no Uruguai. Outro efeito das chuvas ácidas é a formação de cavernas.
Para o homem, a chuva ácida provoca prejuízos na saúde, porque a mesma, libera metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde. Também em prédios, casas, a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais usados nas construções, destruindo represas, turbinas hidrelétricas, etc.
Já no meio ambienta, a chuva ácida afeta os lagos. Estes podem ser os mais prejudicados com o efeito, pois podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida. A chuva ácida também faz clareiras, destruindo florestas. Além disso, afeta a agricultura, matando as plantações.