Metodologia da pesquisa
É uma técnica de coleta de dados, que não consiste em apenas ver ou ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar. É um elemento básico de investigação científica, utilizado na pesquisa de campo como abordagem qualitativa. Ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não têm consciência, mas que orientam seu comportamento. Obriga o pesquisador a um contato mais direto com a realidade. Com esta técnica devem ficar claro o grau de participação do observador e a duração das observações. Para isso, é preciso planejar O QUE e COMO observar. Uma observação é considerada científica quando:
• É sistematicamente planejada
• É registrada metodicamente e está relacionada a proposições mais gerais, em vez de ser apresentada como uma série de curiosidades interessantes.
• É sujeita a verificação e controles de validade e precisão
• Serve a um objetivo formulado de pesquisa
• Os fatos são percebidos diretamente, reduzindo a subjetividade. O REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES
Toda observação deve ser registrada, o difícil é saber quando, como e onde fazer as anotações. Vale ressaltar que quanto mais próximo do momento da observação, maior sua acuidade. E a forma de registro estará diretamente relacionada com o papel do pesquisador em relação ao grupo observado. Durante o registro é importante deixar bem visível as diferentes informações: as falas, as citações e as observações pessoais. Uma boa dica é mudar de parágrafo a cada nova situação. Em relação ao material de registro, este dependerá do estilo de cada pesquisador. Podem ser usados: papel de tamanho pequeno, fichário, folhas avulsas ou um material que mantenha junto todo o conjunto de observações para fazer consultas às informações já obtidas sempre que necessário.Toda observação deve conter uma parte descritiva e uma parte reflexiva. Descritiva
• descrição dos