METODOLOGIA DA PESQUISA
Caracterização da pesquisa bibliográfica
A metodologia utilizada nesta monografia foi a pesquisa bibliográfica, tendo em vista que a mesma apresenta meios que auxiliam na significado e resolução dos problemas já conhecidos, como também permite procurar novas áreas onde os mesmos ainda não se cristalizaram suficientemente. Além disso, permite que um tema seja estudado sob novo aspecto ou abordagem, produzindo novas conclusões. Permite também a cobertura de uma gama de elementos muito mais extensa, principalmente quando o problema da pesquisa demanda a coleta de dados dispersos no espaço.
A escolha desta metodologia, para o nosso trabalho, deve-se ao fato de o material disponível pesquisado, estar estruturado para situações e realidades diferentes contexto escolar, social e familiar.
Através da revisão bibliográfica pôde-se perceber problemas relacionados a legitimidade da psicopedagogia, como um corpo teórico constituído, uma vez que procura-se estabelecer a qualidade de saber científico e sair do campo empírico. Deve-se ressaltar ainda que o material assim organizado constitui uma base de dados consistente para a elaboração de estudos posteriores e mais avançados.
De acordo com Gil (1987), não existem regras fixas para a realização de pesquisas bibliográficas, mas algumas tarefas que a experiência demonstra serem importantes. Dessa forma, seguiu-se o seguinte roteiro de trabalho:
a. Exploração das fontes bibliográficas: livros, revistas científicas, teses, relatórios de pesquisa entre outros, que contêm não só informação sobre determinados temas, mas indicações de outras fontes de pesquisa;
b. Leitura do material: conduzida de forma seletiva, retendo as partes essenciais para o desenvolvimento do estudo;
c. Elaboração de fichas: contém resumos de partes relevantes do material consultado;
d. Ordenação e análise das fichas: organizadas e ordenadas de acordo com o seu conteúdo, conferindo sua confiabilidade;
e. Conclusões: obtidas a partir da