Metodologia da pesquisa cientifica
O conceito de empreendedorismo é muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente o que seja. Essa subjetividade pode ser devido as diferentes concepções ainda não consolidadas sobre o assunto ou por se tratar de uma novidade, principalmente no Brasil, onde o tema se popularizou a partir da década de 90. A ascensão do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa. Daí a grande importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.
Neste trabalho será apresentado o empreendedorismo urbano: quando começou, quais as atividades desenvolvidas, como ele se desenvolveu no Brasil e na região de Araxá – MG.
DESENVOLVIMENTO
Empreendedorismo Urbano
A gestão urbana empreendedora pressupõe, não apenas um governo local, mas uma coalizão de forças que tem como premissa atuação conjunta do governo local, iniciativa privada e sociedade civil.
Atualmente a parceria público-privada é um instrumento utilizado em larga escala como justificativa de dinamizar os processos de intervenção urbana, onde os governos de cidades se integram à iniciativa privada local para atração de fontes externas de financiamento, portanto esse instrumento representa o elemento principal para a consolidação do empreendedorismo. É importante ressaltar que essas parcerias resultam, quase sempre, em intervenções pontuais e especulativas, priorizam a economia do lugar em detrimento da economia do território, sendo este entendido como espaço para implementação de projetos econômicos mais amplos que visam o desenvolvimento social (educação, moradia, saneamento básico entre outros).
No cenário pós anos 70, o governo urbano adota uma postura inovadora e empreendedora, buscando explorar todos os tipos de possibilidades no sentido de promover o desenvolvimento econômico. As