Metodologia ciêntifica
Metodologia científica literalmente refere-se ao estudo dos pormenores dos métodos empregados em cada área científica específica, e em essência dos passos comuns a todos estes métodos, ou seja, do método da ciência em sua forma geral, que se supõe universal. Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra (as disciplinas científicas), diferenciadas por seus distintos objetos de estudo, consegue-se determinar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos encontrados em áreas não científicas, a citarem-se os presentes na filosofia, na matemática e mesmo nas religiões. A metodologia científica tem sua origem no pensamento de Descartes, que foi posteriormente desenvolvido empiricamente pelo físico inglês Isaac Newton. Descartes propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, características que definiram a base da pesquisa científica. Compreendendo-se os sistemas mais simples, gradualmente-se incorpora mais e mais variáveis, em busca da descrição do todo.
Projeto de pesquisa é o documento que possui as idéias principais de uma pesquisa que será realizada, cada um de seus itens deve aparecer em sequência e sem mudança de folha a cada novo item.
Segundo José D'Assunção Barros, o Projeto de Pesquisa apresenta uma série de funções importantes: (1) pode constituir uma "carta de intenções" através da qual o pesquisador apresenta sua proposta para uma Instituição, (2) pode configurar o retrato de uma pesquisa em andamento, (3) pode se transformar em um precioso instrumento para o diálogo científico e acadêmico, (4) pode configurar um instrumento importante para a elaboração de idéias e para auto-esclarecimento de quem o produz, (5) pode funcionar como um eficaz roteiro de trabalho ou instrumento de planejamento, (6) pode desempenhar o importante papel de um instrumento direcionador da pesquisa, entre outras funções importantes.