Metodologia Científica
Com o passar do tempo, surgiram duas novas formas de conhecimento que foram de extrema importância para a história da humanidade, o conhecimento empírico, que é o conhecimento popular, obtido através de experiências habituais, e o conhecimento religioso. Logo após o surgimento de tais conhecimentos, veio o conhecimento filosófico e a ciência, que é o mais novo tipo de conhecimento e um dos mais utilizados atualmente.
O ser humano parece nascer programado para aprender ou seja, nasce com a capacidade de gerar conhecimento e, provavelmente, de transmitir a outros seres humanos. Isso ocorre em razão do ser humano não possuir respostas prontas para todos os problemas que enfrenta. (MARQUES,2006,pág.11)
O conhecimento empírico é o conhecimento de senso comum de todo os seres humanos, pois ele é produzido a partir do meio cultural e social em que se é vivido. Segundo Marques (2006,pág.12) “o resultado da experiência pessoal e dependente diretamente da cultura, do momento histórico, do ambiente físico no qual o ser humano vive”. Por o conhecimento empírico não ser um princípio constante, ele não pode ser considerado como lei, pois ele é o resultado de experiências individuais. O conhecimento empírico não é algo planejado, ele é desenvolvido à medida em que a vida vai fluindo. Um exemplo de conhecimento empírico que possuímos são os chás utilizados como medicamentos, a camomila como uma espécie de calmante, surgiu através do conhecimento empírico, com o passar do tempo ela foi estudada e comprovada cientificamente que ela realmente era uma espécie de calmante natural.
O conhecimento empírico busca informações e elabora soluções para os problemas sem especificar as razões ou fundamentos teóricos que demonstram ou justificam o seu uso. Além disso, não se preocupa com possível correção ou confiabilidade, por não compreender ou não saber explicar as relações que há entre os fenômenos. (MARQUES,2006.pág.13)