Metodologia cientifica
SUBLINHAR UM TEXTO
Para resumir ou esquematizar um texto, é preciso primeiro ler o texto e ir sublinhando as principais ideias. Precisamos nos conscientizar que marcar um texto em toda sua extensão com a caneta marca-texto não nos ajuda a extrair as principais ideias necessárias para fazer o entendimento do mesmo. Para sublinhar é preciso seguir algumas normas :
1- Precisamos fazer primeiro uma análise textual, como já comentamos, Lendo integralmente o texto, esclarecendo palavras desconhecidas (sem preguiça de utilizar o dicionário), termos técnicos e outras;
2- Realizar a análise temática, identificando as ideias principais do autor. Para encontrar as ideias principais de um texto eu devo (nessa segunda leitura) ler atentamente cada parágrafo, “mergulhar” nele, para perceber qual é a sua ideia central. Enquanto eu não souber formular mentalmente o que li, com minhas palavras, eu não entendi o parágrafo. Não adianta disfarçar e vir com desculpas de que tem dificuldades em se expressar. Também não devemos sublinhar linhas ou parágrafos inteiros . Com isso corre-se o risco de sobrecarregar a memória e, o que é pior, reproduzir-se as frases do autor. Devemos, sim, sublinhar palavras-chaves, isto é, palavras cujo conteúdo é chave para lembrar as noções ou ideias que o autor está desenvolvendo.
É muito útil marcamos com uma interrogação, à margem do texto, passagens que não foram entendidas . E com uma exclamação, passagens que julgo serem importantes.
Por isso a segunda leitura é eficaz: muitas vezes o autor coloca brilhantemente em um (ou alguns) parágrafo uma síntese de tudo que falou. Depois disso, ler o que foi sublinhado, como se fosse um telegrama, para ver se tem sentido.
3- Sublinhar com lápis macio, para não danificar o texto ou livro; sublinhar com dois traços ideias importantes e com um as ideias secundárias (muitas pessoas gostam de caneta hidrocor de cores diferentes