Metodologia cientifica
O ensaio lido baseia-se em uma palestra preferida no primeiro colóquio internacional de clinica de atividade realizado na Universidade Federal de São João Del-Rei em outubro de 2010 abordando os temas sugeridos as palestrantes, limites desafiado, obstáculos e perspectivas, considerando como da saúde mental e trabalho.
A autora Maria Elizabeth destaca que nunca e demais lembrar o ensaio tardio e bastante recente desse campo no nosso país. Apesar da necessidade anterior de ampliar essa decisão tanto no âmbito acadêmico quanto das entidades representativas de diversas categorias profissionais, tal ampliação só ocorre a parti da segunda metade do ano 1980.
No entanto mesmo considerando esse atraso não podemos negar os avanços notáveis da disciplina, sobre tudo no decorrer da ultima década, isso pode ser verificado pela disseminação de grupos de pesquisas e pela quantidade considerável de publicações além de outras produções acadêmicas, tais como monografias, dissertações de mestrado, e tese de doutorado.
Voltados para esse campo do conhecimento: Esse volume não reflete necessariamente avanço na compreensão e no aprofundamento da questão crucial para o desenvolvimento desse campo.
No ensaio a autora expõe detalhadamente os limites, desafios, obstáculos, e as perspectivas para o campo da saúde mental e trabalho.
No caso dos limites o máximo que temos avançado consiste em explicitar um paralelismo estreito entre certas experiências de vida e de trabalho e a emergência de transtornos mentais específicos, mas talvez a dificuldade mais esteja na prevalência da ideia de uma causalidade linear entre transtorno mental e trabalho e junto com ela, a exigência de se estabelecer o peso exato das experiências pessoais em ralação às experiências no trabalho, segundo aqueles que aderem a essa perspectiva, somente após o estabelecimento desses parâmetros e que estaremos em