metodologia cientifica
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
RESENHA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
MARINA DE ANDRADE MARCONI
EVA MARIA LAKATOS
Aluno: Bruno Macieira Batista
Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Administração II.
Classificação: Obrigatória.
Professor: Ivan Beck Ckagnazaroff.
1
Os cinco primeiros capítulos do livro: Metodologia Científica, com autoria de
Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos nos fornece uma abordagem básica, porém aprofundada do processo de desenvolvimento de uma pesquisa científica.
Primeiramente, é introduzido o conceito de ciência e conhecimento científico. A seguir o método científico é abordado, juntamente com suas respectivas classificações.
No terceiro capítulo temos a relação entre fatos, teorias e leis. Logo depois, temos a apresentação da hipótese e suas fontes de elaboração. Por fim, temos o conceito de variáveis e suas diversas classificações.
Ao tratarmos o conhecimento científico, é importante diferenciá-lo de um outro tipo comum de conhecimento: o popular. O conhecimento popular é diferenciado do conhecimento científico pela forma, o modo ou o método e os instrumentos do
“conhecer”. Saber que determinada planta necessita de uma quantidade “x” de água e que, se não a receber de forma “natural”, deve ser irrigada, pode ser um conhecimento verdadeiro e comprovável, mas, nem por isso, científico. Para isso é preciso ir além: conhecer a natureza dos vegetais, sua composição, seu ciclo de desenvolvimento e as particularidades que distinguem uma espécie de outra.
O conceito de ciência é definido por diversos autores de maneiras diferentes, porém chegando a um mesmo ponto. Numa visão geral, ciência constitui-se de um conjunto de proposições e enunciados, hierarquicamente correlacionados, de maneira ascendente ou descendente, indo gradativamente de fatos particulares para os gerais, e vice-versa, comprovados pela pesquisa empírica. O aspecto teórico da ciência pode ser