metodologia cientifica
ALINE CRISOSTOMO
ADILSON LOURENÇO
DEOCLIDES GOMES
LEIDIANE TRINDADE
LORENA NEVES E SILVA
BALANÇO PATRIMONIAL
GOVERNADOR VALADARES
2014
RESUMO
Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis mais importante para apurar a situação patrimonial e financeira de uma entidade ou seja (empresa) em determinada data Nessas demonstrações apuramos o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido das entidades. No balanço as contas devem ser classificadas de acordo com os elementos do patrimônio, assim como Ativo (bens e direitos), Passivo (deveres e obrigações )e o Patrimônio Líquido que corresponde aos capitais próprios, são recursos derivados dos proprietários .
ATIVO
São contas representativas os bens e os direitos, colocadas em ordem decrescente de liquidez dos elementos registrados .
Os bens e os direitos das entidades em espécie; Caixa, Bancos trazem retorno financeiro com mais rapidez.
E outros bens e direitos que as entidades possui são: Imovéis , Veículos , Equipamentos , Mercadorias e Contas a Receber de clientes . São contas vistas do lado esquerdo do Balanço Patrimonial. Dentro do Ativo temos dois grupos : Ativo Circulante e Ativo não Circulante,
Ativo Circulante: Composto dos elementos que estão em freqüente circulação e é o capital de giro da empresa.
Ativo não circulante: elementos de circulação que são movimentados após o término do exercício social do balanço ou seja após 360 dias.
PASSIVO
Basicamente são as obrigações a pagar do Balanço Patrimonial.
Quantias que a empresa deve a terceiros: Contas a Pagar, Fornecedores, Salários a pagar, Impostos a pagar, Financiamentos entre outros. Obrigações assumidas normalmente pela entidade, contas vista do lado esquerdo do Balanço Patrimonial.
Também são contas classificadas por ordem decrescente de acordo com o grau de cada conta nele contido.
Classificados em dois grupos: