metodologia cientifica
Galileu Galilei restringiu a ciência à somente aquilo que podia ser medido e quantificado;
Francis Bacon foi quem propôs o método indutivo;
René Descartes enfatizava o uso do raciocínio matemático para se encontrar novas verdades;
Isaac Newton foi o fundador da Mecânica Clássica.
Os trabalhos destes pensadores marcaram uma fase da ciência baseada na razão, na quantificação, na previsibilidade, na regularidade, no rigor metodológico, no controle e no determinismo mecanicista.
Positivismo de Augusto Comte
Karl Popper: verdades provisórias: Conclui-se que Popper se posiciona de uma maneira diferente dos cientistas tradicionais como Bacon, Descartes, Galileu e Newton que partem de experiências individuais para poderem explicar as regularidades (método indutivo), enquanto Popper prefere partir de hipóteses e depois verificá-las.
A Administração Cientifica teve início no século XIX com o engenheiro americano Frederick W. Taylor que objetivava a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos, tentando garantir, desta forma, a máxima eficiência da organização.
A Administração Científica de Taylor se caracterizava por um sistema fechado, em que as variáveis externas do ambiente não eram consideradas, pois se enfatiza o estudo de tempos e movimentos e a análise do trabalho a fim de se encontrar uma melhor maneira (the best way) de se executar uma tarefa dentro da organização. A especialização do operário e a divisão do trabalho trouxeram para as empresas uma maior produtividade e eficiência.
“homo economicus”, o homem é motivado a trabalhar apenas pelo seu salário e para poder suprir suas necessidades básicas.
O homem evolui na medida em que sua inteligência avança (ontogênese). Na busca da explicação de sua própria vida e dos fenômenos que a circunscreve o homem utiliza três níveis de abordagens; uma pautada no medo, outra no misticismo e outra na ciência.
O termo