TRABALHO DE CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
CAROLINA BRITO FREITAS
CINTHIA MARIA SOUSA CALVACANTE
DIEGO PEREIRA PAZ
DINYELI
FABIOLA SERRÃO PORTILHA
HELLEM CRISTINA MIRANDA BARROS
JOSIRENE DE MATOS BALIEIRO BARROS
LUIZA LACERDA DE MELLO
PRINCÍPIO DO CUSTO COM BASE NO VALOR ORIGINAL
Macapá – AP
2013
CAROL
CINTHIA
DIEGO
DINYELI
FABIOLA
HELLEM
JOSIRENE
LUIZA
PRINCÍPIO DO CUSTO COM BASE NO VALOR ORIGINAL
Orientador: Marlete Pinheiro
Macapá – AP
2013
1 . Introdução
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.
O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.
1 - PRINCÍPIO COM BASE NO VALOR ORIGINAL
Com o desenvolvimento do mercado de capitais, surge a necessidade de divulgar os demonstrativos contábeis de forma transparente e padronizada, de modo a apresentar o resultado do exercício para os interessados, entre eles, os acionistas, credores, governo e etc.
Para atender a esta nova imposição, foi instituída as normas e os princípios contábeis que disciplinam as formas de apuração e divulgação das informações contábeis.
Assim sendo, a contabilidade de custos também foi disciplinada por estes princípios como segue abaixo:
Princípio do custo como base de valor; Conservadorismo;Realização da receita e etc.
2. A CONVÊNÇÃO DO CONSERVADORISMO
Esta Convenção consiste em que, por motivos de precaução, sempre que o contador se defrontar com alternativas igualmente válidas de atribuir valores diferentes a um elemento do ativo (ou do passivo), deverá optar pelo mais baixo para o ativo e pelo mais alto para o passivo. Se, por exemplo, o valor de mercado do inventário final