Metodologia Cientifica
Como o próprio nome indica, a pesquisa quantitativa baseia-se na quantificação para coletar e, mais tarde, tratar os dados obtidos. Nesse tipo de pesquisa, é fundamental usar técnicas estatísticas, como porcentagens, médias e desvios padrão, por exemplo – tudo isso para tornar o estudo mais imparcial, evitando assim a influência do pesquisador sobre resultados.
Pesquisa Qualitativa
Utilizamos a pesquisa qualitativa quando queremos descrever nosso objeto de estudo com mais profundidade. Por isso, ela é muito comum em estudos sobre o comportamento de um individuo ou de um grupo social. Na Sociologia, na Antropologia e na Psicologia, por exemplo, é muito comum encontrar esse tipo de pesquisa.
A pesquisa qualitativa não e formada por etapas engessadas como as da qualitativa: aqui o pesquisador fica a vontade para desenhar o estudo da forma que julgar mais adequada. No entanto é importante manter em mente que a pesquisa deve apresentar uma estrutura solida e coerente capaz de receber a, aprovação dos membros da sociedade cientifica.
Pesquisa Bibliográfica
Sempre que decidimos começar um estudo, precisamos ver que já foi dito sobre o tema. Afinal, ninguém precisa reinventar a roda não é? Agora, vamos falar de pesquisa que fazem apenas um levantamento bibliográfico. Esse tipo de investigação concentra-se na analise de livros, artigos, dicionário e enciclopédias, por exemplo.
Por outro lado, os estudos bibliográficos apresentam vantagens, importantes, oferecendo uma quantidade impressionante de informações. Em geral, não sai caro fazer esse tipo de pesquisa: o pesquisador só precisa gastar seu tempo procurando os dados de que precisa, Além disso, a pesquisa bibliográfica é uma boa opção para quem tem dificuldade de entrar em contato com seu objeto de estudo – aqui, você apenas estuda o que outros dizem sobre ele.
Questionário
O questionário é o instrumento ideal quando queremos medir dados com maior precisão. Aqui, o papel do pesquisador