Metodologia Cientifica
CAMPOS DE QUIRINÓPOLIS
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Sarah Cristina Mª Silva
RESENHA
Quirinópolis
2012
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Trabalho apresentado no curso de Matemática da Universidade
Estadual de Goiás, Unidade de Quirinópolis à disciplina de
Metodologia Científica para fins avaliativos
Prof.Me Roberto Barcelos Souza
Quirinópolis
2012
Compreendendo textos científicos
Por Sarah Cristina Mª Silva
Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos é um texto em que o autor não é identificado na apostila. Trata basicamente de ajudar o acadêmico/estudante na passagem da lida de livros literários para livros científicos.
O autor divide as 13 paginas do capítulo aqui citado em oito seções. O capítulo inicia com o autor falando da dificuldade que os estudantes têm ao se depararem com textos teóricos/científicos, já que estão habituados a textos literários. O que acaba lhes resultando em desânimo por julgarem-se incapazes de compreender esses tipos de textos.
O autor divide o texto em seções que vão ensinar ao estudante/leitor tirar um maior proveito e compreensão do que irá ler. Estas seções são: Delimitação da unidade de leitura, análise textual, análise temática, problematização e a síntese pessoal.
Nas primeiras seções o autor de forma bastante objetiva ensina a separar o texto ou livro em partes para facilitar um melhor estudo do que esta lendo. Baseia-se segundo o autor numa primeira abordagem do texto com vistas á preparação da leitura, após isto faz-se uma análise para conhecer o que o autor realmente quer transmitir ao seu leitor.
Após essas primeiras abordagens é passado ao leitor de uma forma não tão clara como se fazer uma analise interpretativa,uma problematizaçao e uma síntese pessoal. Esses três pontos ao entender seria o leitor estabelecer uma certo tipo de dialogo com o autor neste