Metodologia Cientifica sobre Aranhas
As aranhas são bastante interessantes. Elas são animais sem esqueleto interno. A sustentação e a proteção de seu corpo são feitas por uma carapaça externa, composta por uma substância chamada quitina. Essa proteção é extremamente importante para evitar a perda de água, o que permite que as aranhas e outros animais do grupo dos artrópodes (escorpiões, insetos, crustáceos) consigam sobreviver em ambientes muito variados. As aranhas são encontradas em vários lugares, desde buracos e frestas no solo a até muitos metros de altura das árvores, entre outros. Mesmo sabendo pouco sobre as aranhas, tenho muitas curiosidades sobre elas e algumas perguntas a serem respondidas.
Problemas
Tenho algumas perguntas e dúvidas, uma delas é: será que há alguma aranha que saiba contar? Existem muitos filmes que possuem aranhas enormes. Há alguma possibilidade de existir aranhas gigantes?
Outra pergunta bem interessante é o porquê das aranhas possuírem oito patas?
A partir dessas perguntas, dessa problematização, que irei levantar algumas hipóteses e respostas.
Hipóteses
Uma hipótese para saber se há alguma aranha que saiba contar ou não, é levar em conta que ela pode decorar os números. Agora no caso das aranhas gigantes, elas talvez não cresçam tanto porque algo está faltando. Porém, elas talvez não sejam gigantes porque são muito frágeis. Ou então elas possam existir, mas não aqui no Brasil. Já no caso das oitos patas, acredito que é por causa do equilíbrio, ou até mesmo para poder fazer sua teia.
Conclusão
A partir de uma pesquisa que fiz, descobri que há uma aranha da espécie Nephila clavipes, que são conhecidas por guardar as carcaças de suas presas em suas teias. Se um dos corpos é removido às aranhas notam e passam a procurar por ele. Ou seja, de certa forma elas sabem contar ou não? De acordo com a minha hipótese elas saberiam decorar os números. E pelo jeito não é isso, na verdade fizeram um experimento. Esperaram os bichos capturarem larvas e outros insetos que