Metodologia Ativa e seus benefícios na construção de novos saberes
O primeiro questionamento surgido ao ser apresentada a uma nova metodologia oferecida no curso de especialização foi se conseguiria absorver novos conhecimentos através desta modalidade e, a partir daí, veio o interesse de conhecer melhor o que é Metodologia Ativa e seus benefícios no aprendizado.
Segundo Berbel (2011) É recorrente entre, os estudiosos de Educação das últimas décadas, a ideia de que já não bastam informações para que crianças, jovens e adultos possam, com a contribuição da escola, participar de modo integrado e efetivo da vida em sociedade. Embora imprescindíveis, as informações em si teriam, quando apenas retidas ou memorizadas, um componente de reprodução, de manutenção do já existente, colocando os aprendizes na condição de expectadores do mundo. A complexidade crescente dos diversos setores da vida no âmbito mundial, nacional e local tem demandado o desenvolvimento de capacidades humanas de pensar, sentir e agir de modo cada vez mais amplo e profundo, comprometido com as questões do entorno em que se vive. (BERBEL,2011).
A escola tem como uma das funções contribuir para que tal desenvolvimento se realize e, portanto, tem a incumbência de atuar para promover o desenvolvimento humano, a conquista de níveis complexos de pensamento e de comprometimento em suas ações. Sendo assim, na escola o professor é o grande intermediador desse trabalho, e ele tanto pode contribuir para a promoção de autonomia dos alunos como para a manutenção de comportamentos de controle sobre os mesmos. (BERBEL, 2011). É na contribuição da promoção da autonomia do aluno que está a inovação da metodologia ativa.
Conforme GUIMARÃES (2003), O pensamento segundo o qual os indivíduos são naturalmente propensos a realizar uma atividade por acreditarem que o fazem por vontade própria, porque assim o desejam e não por serem obrigados por força de demandas externas. Agem de forma intencional com o objetivo de