Atps De Pesquisa
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
PROFESSOR EAD: MARIA EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
TUTOR PRESENCIAL: MARIA GORETE SIMPLÍCIO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
JESSICA OLIVEIRA DE SOUSA - RA 394062
RACHEL DOS SANTOS MARTINS - RA 403055
THAYS PEREIRA DA ROCHA - RA 388605
ZILDETE RIBEIRO DA SILVA - RA 401700
FLORIANO-PI
2014
A relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social
A pesquisa é um processo de construção de um conhecimento ou de um saber tendo como objetivos principais: Gerar novos conhecimentos e Confirmar ou desconstruir um conceito já existente.
Como fator resultante de uma pesquisa, temos um rico processo de aprendizagem, que ocorre numa via de mão dupla: traz benefícios tanto para quem desenvolve e aplica a pesquisa e para a sociedade/grupo/comunidade pesquisada.
A pesquisa pode construir o conhecimento científico, isto por que ela favorece a ruptura do senso comum e gera um novo conhecimento com base em fundamentos teóricos relevantes construídos com base em uma metodologia adequada.
Este conhecimento científico é transmitido de forma lógica, racional, através de processos formais de aprendizagem.
Busca explicar o “por que” e “como” os fenômenos ocorrem para evidenciar fatos correlacionados em uma visão mais globalizante do que a relacionada com um simples fato. Tal passagem do senso comum para o conhecimento científico caracteriza-se pela adoção de alguns elementos, tais como: definição de um referencial teórico que permita uma visão de conjunto, pois este dá sustentação ao profissional para desenvolver sua prática.
Estamos falando em métodos e metodologia,dois conceitos diversos de relevante importância para a pesquisa cientifica.
- O método é desenvolvido pela razão, pelo entendimento, pela problematização e exige – de quem o desenvolve – conhecimentos relativamente profundos nas teorias correlacionadas.
- A metodologia está mais preocupada com