Atps pesquisa
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
TITULO: SISTEMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
TUTOR EAD: MARIA CLOTILDE PIRES BASTOS
OSASCO, 19 DE SETEMBRO DE 2012.
IDENTIFICAÇÃO E DADOS DA INSTITUIÇÃO
Nome: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania - SASC – Carapicuiba
Endereço: R Maria Helena, 110.
Centro -Carapicuíba – SP - CEP: 06320-070
Telefone (011) 4183-7693 E-mail: seps@carapicuiba.sp.gov.br
DADOS DO SUPERVISOR DE DE CAMPO
Nome: Elaine Santos de Souza
Numero Numero do CRESS - 41929
E-mail: elaine.social@hotmail.com
INTRODUÇÃO:
A pesquisa enquanto dimensão formativa para o Serviço Social possui grande importância e relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidades impostas ao cotidiano. A profissão de Serviço Social desenvolveu em sua origem uma postura assistencial, voltado para atender as demandas imediatas da população menos favorecida pelo poder público, embasada no conservadorismo, ainda presente nas atitudes profissionais, o assistente social na sua atuação profissional precisa aprimorar os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como pratica diária de trabalho. Pois, só usando a teoria com a pratica é que podemos capacitar um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho.
Dessa forma vemos que esse é o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os assistentes sociais e outros pesquisadores sociais.
Objetivo geral da pesquisa é proporcionar o atendimento aos adolescentes e famílias inseridos nas medidas socioeducativas, através de orientação, acompanhamento e inserção em programas que assegurem seus direitos fundamentais estabelecidos na lei 8069/90 do Sinase, promovendo ações que possibilitem a construção de vida restabelecendo o convívio-familiar e comunitário e a ruptura da pratica do ato infracional. Cada pesquisa social tem um objetivo específico. As pesquisas se classificam em três níveis