ATPS PESQUISA
POLO PRESENCIAL – BARRETOS
SERVIÇO SOCIAL Ilvana dos Santos RA: 402787 Leonardo Cezar Ferreira de Castro RA: 402519 Luciene Silva Benfica RA: 402520 Política Social de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso
Tutora a distância: Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Barretos / SP
19/11/2014
INTRODUÇÃO:
Este Projeto de Trabalho está relacionado com meu Estágio Supervisionado de observação no CRAS 1 da Cidade de GUAIRA-SP. Neste local de estágio, iniciei meu contato com a Política Nacional de Assistência Social e principalmente com a atuação do profissional de Serviço Social, nas suas dimensões teórico-metodológica, ético-política e principalmente técnico-operativa. No entanto, ao iniciar minha pesquisa bibliográfica percebeu-se um interesse em discutir os Centros de Referência de Assistência Social e a prática profissional neste espaço de trabalho.
A pesquisa atual será realizada também como forma de compararmos com a realidade do cotidiano dos procedimentos já exercidos pelos profissionais de Assistência Social, no Trabalho Profissional dentro dos CRAS. Com objetivo de analisar a realidade, e possíveis mudanças decorrentes do cotidiano no fortalecimento os serviços socioassistenciais e a Atuação Profissional do Assistente Social no CRAS 1 de GUAIRA/SP.
Assim, definiu-se como objeto da pesquisa: O estudo da possibilidade de intensificar e avaliar mais de perto as visitas domiciliares dentro da dimensão técnico-operativa na intervenção profissional do Assistente Social no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Tendo como objetivo geral da pesquisa: Compreender a dimensão técnico-operativa da intervenção profissional e do Assistente Social no Centro de Referência da Assistência Social de Guaira/SP.
Com relação aos objetivos específicos definiu-se: Aprofundar a gênese da profissão de Serviço Social;