Pesquisa Atps
Historicamente falando, as práticas financeiras na vida cotidiana surgiram no momento em que houve a necessidade de acumular capital; e as formas econômicas de movimentação destes capitais foram adequadas de acordo com a evolução da sociedade.
Nos dias de hoje, vivemos uma era de informção e comunicação, nas quais estas informações se atualizam em uma enorme velocidade. O país é considerado capitalista, e busca a cada dia a estabilidade econômica onde as transações comerciais crescem a cada dia, consequentemente aumentaram os usuários de cartões de crédito e débito, empréstimos bancários e financiamentos de casas, carros e maquinários para empresas, etc..
Na vida cotidiana as pessoas colocam em prática a matemática financeira em pagamento de impostos, parcelamento de compras em boletos, cartão de crédito e cheques para a resolução de suas contas, temos como exemplo a planilia de Excel de 2 colunas . Na primeira seriam lançadas todas as entradas como salarios e benfecios e na segunda todas as contas e despesas, por meio disso é possível auxiliar na organização financeira pessoal.
O papel da matemática financeira é de extrema importância para as decisões tomadas na empresa e a aplicação dela. Quando bem deselvolvida, traz maior rentabilidade em seus resultados. A maneira com que podemos conceituá-la, é bem simples, é um ramo da matemática que tem como objetivo o estudo do comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Avaliando a forma com que este dinheiro é ou será utilizado; tendo como objetivo maximizar o resultado, esperando que ele seja positivo. Com as ferramentas corretas, é possível compara duas ou mais alternativas, em busca sempre daquela que irá trazer mais benefícios ou menos prejuízos.
Por meio do estudo da matemática financeira, é possível concluir sua importância para qualquer pessoa que deseja entender o mundo atual. É possível perceber que se que se na vida pessoal