Metodologia antonio joaquim severino
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ESDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
GABRIELE PINHEIRO MACÊDO
Trabalho de Metodologia da Pesquisa
Resumo do Texto: Teoria e Prática Científica
Belém, PA
2013
Resumo
O objetivo de Severino no texto Teoria e Prática Científica é o esclarecimento do termo ciência, sua importância para o cotidiano, formação histórica e contribuição teórica.
A ciência surgiu na Idade Moderna, revolucionou por romper com os conceitos da metafísica, umas das disciplinas fundamentais da filosofia. A ciência tem como base o entrelaçamento do ideal com o real, da malha teórica com os dados empíricos (dados baseado na experiência). Sua maior característica é a identificação dos fenômenos naturais do mundo, comprovando esses fenômenos através do Método Científico, onde se é analisado por que tais fatos ocorrem, através da problematização em uma ordem racional e lógica.
O Método Científico auxilia na comprobação dos fatos, através do sistema do mesmo que se baseia na adoção de métodos de comprovação e procedimentos técnicos.
As etapas do Método Científico são subdivididas em: * Observação inicial dos fatos (pode ser casual ou intencional). * Hipótese: Conceito provisório, com necessidade de comprovação posterior. É o ponto de partida da pesquisa. * Comprovação da hipótese: Avaliação científica dos fatos, experimentação, testes. * Confirmação da hipótese: Obtenção da Lei (unificação dos fatos, que exemplifica o acontecimento natural) * Método experimental: Baseado na indução, generalização dos fatos. * Método matemático: Baseado na dedução, procedimento lógico das ideias.
A ciência trabalha em momentos distintos a Indução e a Dedução, visto que na Indução o aspecto generalizador é característica principal, fundado no pressuposto filosófico do determinismo universal, pois estabeleci uma lei geral a partir das repetições constatadas. Já na Dedução, o principio é a lógica, são determinados motivos para