Metodo
Método de avaliação de posições
Ao se deparar com uma determinada posição no tabuleiro, o jogador deverá observar alguns fatores para uma adequada avaliação e definição do plano de jogo a ser seguido.
Seguindo uma ordem de importância, devem ser analisados os seguintes elementos:
1. Posição dos Reis
2. Material
3. Disposição das peças
4. Estrutura de peões
Uma análise detida desses componentes permite que o jogador faça um diagnóstico da posição, identificando os fatores potenciais e as fraquezas, e estabeleça quais as tendências a serem perseguidas no decorrer da partida.
Esse método de avaliação de posições permite ao jogador elaborar um plano de jogo adequado. A observação dos pontos positivos alheios e negativos próprios serve de base para a antecipação das possíveis pretensões do adversário e estabelecimento de uma estratégia defensiva adequada; ou a identificação dos pontos positivos próprios e negativos alheios, permitirá a elaboração de um plano de jogo que vise à exploração dessas vantagens potenciais e sua consequente concretização.
Esta avaliação deve ser posta em prática nos momentos críticos da partida, que surgem geralmente toda vez que houver uma alteração significativa na estrutura de peões ou troca de material.
Protocolo de cálculo de variantes:
Tomada de decisões
Toda vez que o adversário joga devemos iniciar uma análise da posição para encontrar nossa melhor resposta. Seja qual for nosso processo de raciocínio, nunca devemos esquecer alguns pontos fundamentos do cálculo de variantes como, por exemplo, conhecer quais seriam os próximos lances que nosso oponente jogará. Sugerimos o seguinte método de análise e tomada de decisão:
1. Após cada lance do nosso oponente, primeiramente e antes de qualquer análise, devemos identificar qual é a intenção da jogada.
Quais as ameaças que ela traz, mediata ou imediatamente; quais são as pretensões instantâneas ou futuras, possibilitando a