Metodo Ganância
Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 23 de maio de 2012
Tamanho do texto: A A
São intercaladas drenagens após cada pressão
O método Ganância associa as manobras de drenagem linfática manual com movimentos de alongamento e pressão para relaxamento. Ganância preconiza que para a drenagem linfática manual ser eficiente, é necessário primeiro favorecer a reabsorção do líquido intersticial e as sobrecargas líquidas. Em segundo lugar, o objetivo é favorecer o transporte deste líquido reabsorvido, nos ductos das vias de circulação de retorno: venosas e linfáticas.
Para que estas vias de retorno possam conseguir abarcar o volume suplementar líquido das sobrecargas que a drenagem linfática manual está lhes impondo, pela mediação dos intercâmbios tecido-capilares, será necessário facilitar e melhorar o trânsito da quantidade de líquidos figurando já, dentro destas mesmas vias. Caso contrário, corresponderia em sobrecarregar alguns vasos, que já têm muita dificuldade em assegurar seu próprio trânsito circulatório, por estases ou bloqueios, que acabam aumentando as infiltrações e sobrecargas, provocando mais estase e estabelecendo um círculo vicioso.
Por esta razão, deve-se iniciar o tratamento por manobras de facilitação de levantamento de bloqueio e de estase, seguidas de manobras de drenagem proximais de chamada. Com a liberação das vias de retorno circulatório, poderemos executar as manobras que facilitam as trocas de líquidos dos tecidos em direção aos capilares (reabsorção), pela execução de pressões locais. As pressões locais também são efetuadas de forma proximal, a fim de reforçar a chamada e o bombeamento circulatório de retorno.
São intercaladas uma série de drenagens após cada pressão, com o objetivo de empurrar a quantidade de líquido reabsorvido nos capilares. Estas drenagens seguirão com precisão o percurso dos coletores linfáticos, até os relevos ganglionares. Serão efetuados de baixo para cima, iniciando-se