metodo diagnostico
INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS
Métodos Diagnósticos
Center Fisio - IMES
1
Métodos Diagnósticos
Muitos métodos diagnósticos já foram descritos e discutidos em capítulos anteriores, como exemplo de palpação na MTC está o uso da pulsologia como forma de diagnóstico, bem como a inspeção da face, da orelha da língua, palpação de pontos de meridianos e mãos, entre outras formas que são utilizadas na concepção da medicina tradicional chinesa para diagnosticar os padrões patológicos e ou desarmonias.
Na Medicina Tradicional Chinesa o diagnóstico se faz através de:
A) Inspeções:
Observar a face, língua, secreções e excreções para entender as mudanças patológicas dos órgãos internos. Através da inspeção podemos observar as alterações de Yin e Yang, Qi, Xue (sangue) dos Zang/Fú.
“As mudanças do interior, se refletem no exterior”.
A.1) Inspeção Geral
Através da inspeção geral podemos verificar às condições gerais dos órgãos/vísceras (Zang/Fú) do Sangue (Xue) e da Energia (Qi).
OBSERVAÇÃO DA EXPRESSÃO:
Expressão Viva: é observada no olho e manifesta-se por resistência as doenças, com clareza no falar, na voz, manifestando-se a doença mesmo grave o paciente se recuperará.
Expressão Perdida: Olhos apagados, pupilas imóveis, respiração débil, incontinência urinária, olhos fechados, boca entreaberta. Indica fatores de resistência deficiente, doença grave com dificuldade para recuperar. Expressão Grave: Alternar de manifestação de sentimentos entre Yin/Yang são comuns em indivíduos deprimidos, ora eufóricos e falantes são sintomas de debilidade na Energia do Coração.
2
Center Fisio - IMES
A 2) Inspeção sa Cor da Face
Quando se fala em cor na MTC se fala da cor do rosto, pois todos canais colaterais de energia chegam ao rosto. Pois alterações na cor do rosto manifestam o estado energético do sangue e da Energia dos órgãos e das vísceras.
A cor da face reflete o estado do Qi e do Sangue, que estão intimamente relacionadas ao estado
mental.