Metodo de determinação da amilase
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOPROCESSOS: MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA AMILASE
Videira
2012
PRISCILA BASEGGIO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOPROCESSOS: MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA AMILASE
Professor:
Trabalho apresentado ao Curso de Biotecnologia Industrial, da Unoesc Campus de Videira, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Biorreatores e processos fermentativos.
Videira
2012
INTRODUÇÃO
As enzimas são proteínas sólidas biodegradáveis, possuem uma estrutura química especial, podem substituir muitos produtos químicos nocivos ou prejudiciais à saúde, permite uma produção segura e correta. São solúveis em álcool diluído e em água, podendo ser inativa pelo calor ou precipitadas pelo pH. As enzimas possuem melhor poder ativo entre 30 a 70 °C e pH neutro.
A aplicação de microrganismos como as bactérias, leveduras e principalmente os fungos, dentro da indústria de alimentos, resulta atualmente em uma indústria extremamente diversificada e com rendimentos econômicos consideravelmente.
As amilases ocorrem amplamente em animais, plantas e microrganismos. Entretanto, devido às vantagens que oferecem, como menor tempo de produção, as amilases microbianas têm a preferência do mercado de enzimas. O gênero Bacillus é um dos mais importantes e investigados grupos de bactérias produtoras de amilase comercial. Porém, programas para selecionar novas fontes microbianas estão crescendo ao redor do mundo.
São muito utilizadas no setor produção industrial, e também muito utilizadas para sacarificação do amido. Embora elas possam ser derivadas de diversas fontes, as de origem microbiana são geralmente as mais procuradas pelas indústrias e muito utilizadas no campo da biotecnologia atual.
Entre os vários parâmetros que estimulam a produção de amilases, as condições de crescimento microbiano e os substratos de carbono usados no meio de