Metodo de administração japonês
CENTRO DE FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS
ANNA PAULA CHAVES RIBEIRO SILVA
DIANA PEREIRA DE SOUZA
KARLA LOURENÇONI MAZARO SILVA
REGINA MALFATTI
MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado ao curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Centro de Formação de Tecnólogos - CFT, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Fundamentos da Administração.
Profª Sidele Woehl
CURITIBA – PR 2011 INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é transpor a facilidade de transformação e adaptação dos japoneses, que utilizando as técnicas ocidentais, aperfeiçoaram e melhoraram o seu modelo de administração tornando-se um modelo universal, e um dos principais pilares que sustentam a competitividade na economia global.
1
1 - SISTEMA DE PRODUÇÃO TOYOTA
O sistema Toyota de produção foi criado por Eiji Toyota (da família proprietária da Toyota) e Taiichi Ohno nos anos 50 como uma versão sintetizada e melhorada das idéias de todos os pioneiros da administração. Seus principais objetivos são: eliminação de desperdícios e fabricação com qualidade. A eliminação de desperdícios é aplicada primeira á fabrica, fazendo gerar a produção enxuta, que consiste em fabricar com extrema economia de recursos; A fabricação com qualidade tem como objetivo produzir sem defeitos. Juntos esses dois princípios geram produtos de alta qualidade e baixo preço, portanto para o bom funcionamento desses princípios e consequentemente da à empresa, o sistema Toyota depende do comprometimento e do envolvimento dos funcionários, sendo assim, a administração participativa (que promove a participação dos funcionários no processo decisório) tornou-se o 3° elemento importante no sistema Toyota.
1.1 Eliminação de desperdícios
Ao