Física
Campus Itabira
BAC007- Física
Experiência 13- Força Centrípeta
Esther Azevedo Reis 21750 P9
Jaqueline Esteves de Moura Leite 19370 PD
Julia Cristina Ito 22120 P9
Professor: Márcio T. Yasuda
Itabira
2012
Introdução
Quando um corpo efetua um Movimento Circular, este sofre uma aceleração que é responsável pela mudança da direção do movimento, a qual é chamada aceleração centrípeta.
Sabendo que existe uma aceleração e sendo dada a massa do corpo, pela 2ª Lei de Newton, é possível calcular uma força que assim como a aceleração centrípeta, aponta para o centro da trajetória circular. Esta força é chamada de Força centrípeta.
Quando o movimento for circular uniforme, a aceleração centrípeta é constante, logo, a força centrípeta também é constante.
A força centrípeta pode ser uma força de atrito, uma força gravitacional, entre outras. Seu nome indica simplesmente a orientação da força.
A orientação da força é apresentada na figura a seguir:
Figura 1: Força centrípeta e raio.
Para determinar a força centrípeta foi utilizada a equação a seguir:
Fc=m.(2πfR)²R
A força centrípeta é a resultante das forças que agem sobre o corpo, com direção perpendicular à trajetória.
Objetivos * Discutir a segunda lei de Newton no movimento circular. * Determinar a massa de um corpo de prova em movimento circular.
Materiais Utilizados * 01 Conjunto para força centrípeta com plataforma rotacional, torre central e pilar móvel. * 01 Dinamômetro. * 01 Sensor Fotoelétrico. * 01 Massa desconhecida M.
Procedimento Experimental * O nivelamento da montagem foi verificado e entendido o funcionamento do aparato montado * Para configurar o programa de aquisição os seguintes procedimentos foram realizados:
- Conexão e configuração do sensor fotoelétrico. O aparato montado com o sensor é apresentado na Figura 2.
Figura 2: Esquema do conjunto utilizado para determinação da