metodo comparativo
O método comparativo consiste no confronto entre elementos, levando em consideração seus atributos.
Promove o exame dos dados a fim de obter diferenças ou semelhanças que possam serem constatadas, e as devidas relações entre as duas, também pode ser unido com um método histórico realizando comparações entre os dados do presente com os do passado.
Empregado por Tylor
Considerando que o estudo das semelhanças e diferenças entre diversos tipos de grupos, sociedades ou povos contribui para uma melhor compreensão do comportamento humano, este método realiza comparações, com a finalidade de verificar similitudes e explicar divergências.
O método comparativo é usado quanto para comparações de grupos no presente, no passado, ou entre os existentes e os do passado, quanto entre sociedades de iguais ou de diferentes estágios de desenvolvimento.
Exemplos: Modo de vida rural e urbano no Estado de Mato Grosso, classes sociais no Brasil colônia e atualmente, código penal Americano com o código penal Brasileiro.
Pode ser utilizado em todas as fases e níveis de investigação: Num estudo descrito pode averiguar a analogia entre o analisar os elementos de uma estrutura (regime presidencialista Americano e Frances); nas classificações, permite a construção de tipologias (cultura de folk e civilização); finalmente, em nível de explicação pode, ate certo ponto, apontar vínculos casuais entre os fatores presentes e ausentes .
Empregado por Lijphart
O método comparativo e definido por LIJPHART como “método de descobrir relações empírica entre as variáveis”.
Estudiosos vem discutindo as relações entre método comparativo e política comparada, suas forças e fraquezas, e exemplos de estudo que utilizou- o como um método de investigação .
Qual o objetivo do método comparativo?
Lijphart refere-se método comparativo com um dos “métodos científicos básicos e não um método cientifico”.
Ele também contrasta com essa noção Lasswell e