Meto
Tema: Concepção e implementação de um sistema de gestão de propinas, com recurso a metodologia extreme programming. Caso de estudo: Centro de Educação Aberta e à Distância (UP CEAD)
Capítulo I
Introdução
A evolução das organizações e a forma de processamento dos seus negócios, tem sofrido alterações profundas e contínuas com a introdução das tecnologias de informação nos seus sistemas de informação, com o objectivo de tornar os computadores a base de suporte de toda a informação.
Actualmente quase todos países, tem como base da sua produção complexos sistemas com base em computador, assim sendo há necessidade de se produzir softwares de modo que apresentem uma relação custo - beneficio equilibrada, tenham capacidade de responder as necessidades, possuam qualidade e estejam disponíveis quando solicitado para o uso legítimo.
Projectos importantes de software sofriam atrasos, as vezes, de alguns anos. Por apresentarem custos muito maiores que inicialmente previstos, ou pela mutação dos requisitos de desenvolvimento, e sendo que eram de difícil manutenção e tinham desempenho inferior. Novas técnicas e novos métodos eram necessários para controlar a complexidade inerente ao desenvolvimento de software.
Em 2001, Kent Beck e 16 outros desenvolvedores, produtores e consultores de software (conhecidos como a “Aliança Ágil”), assinaram um manifesto para o desenvolvimento ágil de software. Deste manifesto várias metodologias consideradas ágeis foram evidenciadas, nomeadamente: SCRUM, Crystal, Adaptive Software Development, Feature Driven Development, e a metodologia aplicada neste trabalho, a XP. Acompanhando estas metodologias foram definidos valores, práticas e princípios, que as orientam no âmbito da sua aplicação em projectos reais.
“Ao desenvolver e ao ajudar outros a desenvolver software, temos descoberto novas maneiras de o fazer. Através deste processo começamos a valorizar:
Indivíduos e Interacções mais do que processos