Metereologia
Figura 1
Esta figura nos mostra que quando os raios solares incidem na terra com um ângulo de 90º ou valores próximos a ele a quantidade de energia recebida pela mesma é máxima, e quando esse ângulo vai diminuindo a quantidade de energia recebida é menor, pois a mesma quantidade de energia é distribuída para uma região maior.
Fenômeno físico envolvido – ângulo de incidência – maior quantidade de energia por unidade de área quando o ângulo é de 90º e diminuição gradativa quando este ângulo diminui no decorrer do dia.
Figura 9
Na figura a nota-se que a terra está resfriando, pois há evaporação da água, e conseqüentemente a umidade relativa do ar aumenta.
Na figura b tem-se emissão de ondas longas (a terra recebe ondas curtas e emite ondas longas) que então aquecem o vapor d´água que está na superfície da terra, então esta água se eleva, e conseqüentemente a umidade relativa da superfície da terra diminui.
Na figura c vemos que há aquecimento, através da condução, da massa de ar em contato com a superfície da terra. E ainda há o transporte vertical desse ar por meio da convecção.
Fenômeno físico envolvido – condução, convecção, calor sensível e calor latente – o ar na superfície da terra se aquece por meio do calor sensível e a água na superfície do mar se transforma em vapor por meio do calor latente. Após este processo essa energia contida no vapor d´água é distribuída a outras partes através da condução e da convecção do ar.
Figura 15
A figura mostra que quanto mais alto, mais frio fica o ar.
Fenômeno físico envolvido – Lei dos gases, pressão e calor – quando o ar está em baixas altitudes tem-se uma maior pressão da coluna de ar que está acima do que está em baixas altitudes, por isso o mesmo não tem uma maior liberdade, então ele não se expande, por isso tem uma temperatura maior. Já o ar em altitudes maiores tem uma coluna de ar menor acima de si, por isso tem uma maior facilidade de se expandir, conseqüentemente