les halles centrales
A construção Les Halles Centrales foi projetado pelo arquiteto Victor Baltard. Filho de Louis-Pierre Baltard que foi um teórico em arquitetura neoclássica. No ano de 1824 Victor Baltard começa então a estudar na École des Beaux-Arts para então seguir os passos de seu pai. Victor futuramente se tornará responsável por manutenção, restauração e decoração de igrejas, assim como construção de pavilhões como o Les Halles Centrales.
Les Halles Centrales
Projetado por Victor Baltard o Mercado Central de Paris Les Halles Centrales, foi construído em etapas entre 1854 e 1874 até sua demolição em 1971.
Les Halles Centrales permanecia no centro de Paris, no coração da cidade, sendo um marco para a nova fase da revolução arquitetônica, de sua transformação e modernização na época para a cidade. Esta construção foi a primeira a ser realizado na cidade inteiramente por ferro, ferro fundido, madeira e vidro. O primeiro projeto que Victor criou para esta construção histórica continha fachada de pedra, porem na visita de Napoleão III em 1853 ele recusa o projeto com fachada de pedra, e exige um projeto com os recursos da industria de aço que estava se propagando na época. Após dez dias o arquiteto apresenta um novo projeto, então com as construções metálicas que foi totalmente aprovado.
O pavilhão foi utilizado como marco de renovação urbana, pois, o que era um bairro medieval em ruínas, a beira do fracasso, se tornou um bairro ordenado e racional quebrando aparente tradição de desenvolvimento urbano, o que era um exemplo a ser seguido na época.
O mercado central Halles era composto de dez pavilhões e ruas cobertas, cada pavilhão com o seu fim destinado, sendo eles para transporte, alimentação, venda de produtos entre outros. Foi construído exatamente por utilidade e funcionalidade, na época Paris vivia um grande crescimento populacional, onde quanto mais pessoas em um lugar, mais fácil tem que ser a distribuição de alimentos para a população, então assim os