climatologia e metereologia
A ciência da Meteorologia (O nome tem origem em uma obra escrita por Aristóteles c. 340 a.C., Meteorica, que reunia o conhecimento da época sobre clima e tempo. A palavra grega “metéoros”significa “suspenso no céu”) estuda a atmosfera e seus fenômenos. O seu desenvolvimento científico teve início a partir do século XVI, com o desenvolvimento de equipamentos de medição de temperatura(termômetro) e o de medição da pressão do ar (barômetro), já no século XIX A transmissão de informações meteorológicas foi facilitada com a invenção do telégrafo.
Foi fundada em 1873 a OMI (OrganizaçãoMeteorológica Internacional), para coordenar essa troca de informações, que padronizou técnicas de observação. Ela foi sucedida em 1950 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência daOrganização das Nações Unidas.
O século XX foi marcado pelo desenvolvimento de equipamentos, como balões atmosféricos para sondagens verticais. Em meados do mesmo século, com o fim da Segunda GuerraMundial, radares militares passaram a ser utilizados para medições meteorológicas, e novos computadores permitiram análise e previsão mais precisas. O primeiro satélite meteorológico que foi bemsucedido foi o TIROS-1, lançado em abril de 1960, que registrava e transmitia imagens feitas por duas câmeras. Ele foi o primeiro do programa Satélite de Observação Televisivo Infravermelho (TelevisionInfrared Observation Satellites) da NASA.
Por sua vez a Climatologia remonta a Grécia antiga e vem evoluindo até os tempos modernos. Considerava-se que os fenômenos do tempo eram controlados pelosdeuses até por volta do século quinto antes de cristo. Os Gregos notaram diferenças regionais e significativas do tempo, Hipócrates 400 anos a.C. realizou a primeira climatografia intitulada Ar, Água,Locais. A partir de 1450 teve início as grandes explorações geográficas, assim houve a percepção que as variações climáticas não são afetadas somente pelos cinturões latitudinais, mas também