trabalho HVB
Hepatite é uma inflamação no fígado que resulta em degeneração e necrose das células hepáticas, cuja causa pode ser infecciosa ou tóxica. As infecciosas são causadas por vírus e as tóxicas resultam de deficiências alimentares, deficiências sanguíneas, alcoolismo ou reações alérgicas a substâncias químicas presentes em alguns medicamentos.
Hepatites B doença infecciosa que ocorre no fígado, causada pelos Vírus da Hepatite (VHB).
É considerada doença auto limitada, que pode ser aguda ou crônica, sintomática ou assintomática. A profilaxia dessa patologia pode ocorrer através de medidas de biossegurança, evitando contato com sangue ou secreções potencialmente contaminadas; uso de preservativo masculino ou femininas relações sexuais (vaginal, anal ou oral) e tratamento precoce dos doentes.
Para a Hepatite B, existe imunoprofilaxia com dois tipos de imunobiológicos.
A imunoglobulina anti-B (IGHB) proporciona proteção temporária (3 a 6 meses), indicada para pessoas expostas ao VHB que nunca tiveram Hepatite B e nunca receberam vacina para esse tipo de Hepatite. Outro imunobiológico é a vacina anti-Hepatite B, indicada tanto para profilaxia pré quanto para a pós-exposição.
Devido a inegável importância do fator biológico relacionado aos riscos ocupacionais na área da saúde, estudos recentes 4,5 sugerem que o setor de saúde do trabalhador das instituições de saúde implante um programa de prevenção e controle de acidentes ocupacionais desta natureza. Sugere se atenção especial aos profissionais de unidades de atendimento de pacientes com problemas renais, onde é maior o risco de contaminação pelo vírus da Hepatites B .
Sabendo dos sérios problemas que o VHB e pode causar nos indivíduos, questiona-se: Qual o conhecimento dos estudantes universitários da área da saúde sobre a Hepatites B?
O estudo visa identificar este conhecimento quanto à sua definição, prevenção, transmissão e consequências. A realização desta pesquisa justifica-se por se tratar