Hepatite
A Hepatite B é uma doença infectocontagiosa provocada pelo vírus HBV (ou VHB). É uma das doenças infectocontagiosas mais frequentes do mundo. Estimasse que cerca de dois bilhões de pessoas já entraram em contato com o vírus, sendo que 400 bilhões evoluíram como portadores crônicos e 50 milhões de novos casos surjam a cada ano por falta de informação. Se não tratada à doença pode evoluir para cirrose hepática, insuficiência hepática ou até mesmo câncer no fígado.
O vírus que causa a Hepatite B (HBV) é um vírus DNA e foi descoberto em 1965. O vírus HBV provoca hepatite aguda em um terço dos atingidos, um em cada 1000 infectados pode ser vítima de Hepatite Fulminante.
Quando a infecção ocorre em idade adulta, de 5 a 10% dos casos a doença torna-se crônica, esta situação é mais frequente em homens.
O vírus da Hepatite é bastante resistente, podendo sobreviver sete dias em ambiente externo, em condições normais, ele é muito mais resistente e de transmissão mais fácil que o HIV, resiste em instrumentos por mais tempo que o vírus HIV. O período de incubação do vírus é de aproximadamente de seis a oito semanas, do contato até a percepção dos seus sintomas.
Os sintomas da doença em muitos casos não são tão facilmente identificados, por se parecer muito com os de uma gripe, tais como: febre-baixa, náuseas e dores abdominais.
O vírus da hepatite penetra no organismo através da corrente sanguínea, quando o vírus invade o organismo ele passa pelo estômago e se instala quase totalmente no fígado causando infecção dos tecidos, onde seu DNA fará o hepatócito construir novos vírus.
Os danos no fígado normalmente não são diretamente causados pelo vírus e, sim pelo sistema imunológico, que ao tentar eliminar o vírus danifica a célula Hepática, o organismo imediatamente produz anticorpos anti-HVB que tentam deter o ciclo da doença.
O vírus é transmitido através de sangue, fluidos corporais, mucosas, sêmen de pessoas infectadas, existe também a possibilidade da