meteorologia
08:15
De acordo com Tubelis e Nascimento (1984), existe uma diferença entre radiação solar e insolação. Radiação solar - É a energia recebida pela terra, ondas eletromagnéticas.
Insolação - É a duração do período do dia com luz solar ou duração do brilho solar.
A distribuição latitudinal da insolação é maior nas zonas subtropicais em comparação com o equador, isto, por conta da nebulosidade neste último é muito maior do que nos trópicos
(principais desertos).
Os valores de insolação decrescem com a latitude, para norte os menores valores são atingidos entre 70º a 80º, já para o sul os menores valores são atingidos entre 60º e 70º. Isto se deve a desproporção de terras, bem como oceanos entre os hemisférios. Ou seja, quanto maior a quantidade de água evaporada, maior a nebulosidade.
Figura 3.1 Distribuição latitudinal da insolação anual
Adaptado de: Ayoade (2003)
A energia eletromagnética é uma energia que emana de todo corpo sobre formas de ondas.
Qualquer corpos com temperatura acima de -273ºC, zero absoluto.
O sol é responsável por 99,7% da vida encontrada na Terra e atmosfera. A cada minuto o sol emite 56x1026 calorias em todas as direções. A terra recebe aproximadamente dois bilionésimos desta energia.
A diferença de radiação solar nas estações do ano fazem com que haja diferenças nos valores reais de energia recebidos na superfície da terra (cal.cm -2.min-1).
Figura 3.3 Balanço energético da Terra
Página 1 de Elementos do Clima
Adaptado de: Ayoade (2003)
Página 2 de Elementos do Clima