conferencia municipal de cultura
Acontecem amanhã, sábado dia 06 de Julho em várias cidades do Brasil as Conferências Municipais de Cultura. Mas para que servem?
As conferências são um momento de diálogo entre o poder público e a sociedade civil para traçar parâmetros, metas e objetivos em relação à cultura daquele município, estado ou país.
Na fase municipal, as secretarias e departamentos de cultura são obrigados a realizar as suas conferências propondo e discutindo 05 eixos centrais dentro da cultura, através da formação de grupos de trabalhos, para que possam debater e propor sugestões para os rumos que a cultura daquele município deve tomar.
A sociedade civil, ou seja, o povo tem voz ativa nesse processo uma vez que dessa discussão sairá um documento para que as secretarias e departamentos cultura possam seguir a fim de realizar um trabalho de políticas públicas culturais de acordo com os anseios da população.
Nessa fase, são eleitos também delegados municipais, sendo no mínimo 02 da sociedade civil e 02 indicados pela municipalidade, sendo que os da sociedade civil, não podem ter vínculo com a prefeitura daquele município ou trabalhar em algum de seus departamentos e devem ser eleitos pelos participantes da conferência e os indicados pela municipalidade, esses sim devem fazer parte de seus departamentos e devem passar pela aprovação dos participantes presentes.
Após essa eleição, os delegados representarão o município na Conferência Estadual de Cultura, levando propostas previamente discutidas na conferência municipal.
O próximo passo, para as cidades que possuam Secretaria de Cultura é a criação do Conselho Municipal de Cultura, composto por pelo menos 07 membros indicados pela municipalidade e 07 membros indicados pela sociedade civil, que deve seguir as mesmas regras da conferência no que tange aos vínculos e que pode ser feito inclusive no momento da conferência municipal de cultura ou em data a ser definida pela secretaria e sociedade civil na