METAS GERAIS
A NBR/ISO 9000:2000 define gestão da qualidade como sendo um composto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade, ou seja, é um conjunto de elementos inter-relacionados de forma a estabelecer políticas e objetivos necessários para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade.
Se for bem implementado, mantido, organizado e controlado ele pode proporcionar benefícios, tais como: aumento da satisfação e redução de reclamações de clientes; desenvolvimento de parcerias e maior comprometimento de fornecedores, resultando na redução de insumos com defeito; melhoria da comunicação interna; aumento da motivação e maior comprometimento do funcionário; melhoria dos processos e da visão sistêmica; melhor identificação das necessidades; processos mais limpos; redução de desperdícios e melhoria do produto final (LUCIANO; ISATTO, 2007).
A certificação da qualidade é um instrumento que valida um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Ela é o início de uma contínua evolução da qualidade, de aperfeiçoamento profissional e busca por metas mais audaciosas e inovadoras que permitam a sobrevivência competitiva em longo prazo (OHASHI; MELHADO, 2004).
A NBR/ISO 9001 (ABNT, 2000b) tem como base oito princípios, sendo eles (MELLO et al.,
2002 apud OHASHI; MELHADO, 2004): 20
• foco no cliente - atender as necessidades do cliente, seus requisitos e procurar exceder suas expectativas;
• liderança - estabelece propósitos, é necessária para manter as pessoas envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização;
• envolvimento das pessoas - primordial para o sucesso da organização;
• abordagem de processo - o resultado é alcançado mais eficientemente quando atividades e recursos são gerenciados como um processo;
• melhoria contínua - a melhoria contínua do desempenho global da organização deve ser um objetivo permanente;
• abordagem baseada em fatos - decisões