Metanfetaminas
A metanfetamina é um potente psicoestimulante. Sua estrutura química é similar a da anfetamina. A droga tem facilidade de cruzar o sistema nervoso central. Especialistas dizem que o índice de vício da droga é grande, sendo dez vezes mais potente do que o da heroína e a cocaína.
É facilmente sintetizada em laboratórios clandestinos, sendo – conjuntamente com o ecstasy – uma das mais populares drogas sintéticas.
Automedicação
Segundo a ABIFARMA(Associação Brasileira das Industrias Farmacêuticas),cerca de 20mil pessoas morrem por ano no país vítimas da automedicação.
Um problema relacionado à automedicação é a famosa interação medicamentosa.
O que é uma interação medicamentosa?
Quando medicamentos são misturados com um outro medicamento ou substancias(tabaco,drogas de abuso,cosméticos,etc.) eles podem se interagir de três formas básicas:
- um pode potencializar a ação de outro;
- pode ocorrer também a perda de efeitos por ações opostas; ou ainda a ação de um medicamento alterando a absorção, transformação no organismo ou a excreção de outro medicamento.
Dopamina
A dopamina é um neurotransmissor, precursor natural da adrenalina e da noradrenalina. Tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central.
A dopamina é um neurotransmissor que se relaciona com a dependência (do jogo, do álcool e de outras drogas)proporcionando aos usuários uma sensação de prazer. Além disso, está relacionada ao comportamento motor fino, cognição/percepção, controle hormonal e sistema neurovegetativo que esta relacionado a comportamentos motivacionais, de desejo, como: fome,sede e sexo.
Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem
Danos a curto prazo
Náusea,mudanças de comportamentos;alucinações;pânico e em doses excessivas causa convulsões,derrames cerebrais e ate a morte.