Metalurgia
2º A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos.
3° O ferro tem maior tendência de sofrer oxidação, pois possui menor número de elétrons na última camada de valência.
4° 1-etapa: Processamento mineral 2-etapa: redução do oxigênio do mineral – (pré-forno) 3-etapa: redução do óxido (Alto-forno) 4°etapa: processo de enriquecimento 5°etapa: produto- escória, ferro-gusa.
5° O Fe2O3, chamado de hematita, que é o principal minério de ferro. Teoricamente, ele contém 70% de Fe.
6° O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e aço. Na produção de ferro gusa, o carvão cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação de alto-forno da siderúrgica e com agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.
7° É fazer com que o número de oxidação diminua, e, porém o elemento recebe elétrons.
8° Mesmo com todo o cuidado em eliminar as impurezas na forma de escória, ainda assim o ferro-gusa apresenta traços de alguns contaminantes: de 1,5 a 4,5% de carbono, de 0,7 a 3,0% de silício e de 0,1 a 0,3% de fósforo. Essa composição torna o ferro extremamente quebradiço.
9° O ferro-gusa é um subproduto do processo de fundição para fazer ferro puro. O minério de ferro é aquecido utilizando alto teor de carbono combustível de coque, o que resulta em ferro fundido com um teor de carbono muito