metalurgia
Desde muito cedo, o homem aproveitou os metais para fabricar utensílios, materiais como o cobre, o chumbo, o bronze, o ferro, o ouro e a prata tiveram amplo uso na antiguidade.
Os primeiros altos-fornos apareceram no século XIII. A indústria metalúrgica teve novo impulso no século XVIII com a revolução industrial.
Índice [esconder]
1 História da Metalurgia
2 O cobre
3 Bronze
3.1 Idade (Período) do bronze antigo
3.2 Idade (Período) do bronze média
3.3 Idade (Período) do bronze recente
4 Ferro
4.1 Produção de Ferro na Antiguidade
4.2 Produção de Ferro na Idade Média
4.3 Metalurgia do Ferro na Índia
4.4 Metalurgia do Ferro na China
5 Para onde apontam as pesquisas
5.1 Biblos
5.2 Escandinávia e Alemanha
5.3 Oriente Médio
5.4 Roma
6 Indústria metalúrgica
7 Referências
8 Ver também
História da Metalurgia[editar | editar código-fonte]
Com o domínio do fogo, surgia a possibilidade da metalurgia. Com exceção do ouro e, eventualmente, da prata, do cobre, da platina e do mercúrio, todos os metais praticamente existem na natureza apenas na forma de minérios, isto é, combinados com outros elementos químicos e na forma oxidada, e para extraí-lo e "purificá-lo" (isso significa separar o metal da sua combinação inicial e transformar este em substância simples, ou seja, reduzir seu nox a zero) podemos ter como auxílio o processo de oxirredução (eletrólise industrial).
A palavra "metal" vem do grego e significa "procurar, sondar". O ouro compõe 1/200 000 000 da crosta terrestre, e é um dos metais mais raros. Mas provavelmente foi o primeiro metal a ser descoberto, exatamente por existir quase sempre em forma de pepita, cuja cor é um amarelo bonito e que chama a atenção. Era