Metalurgia
O ferro é o metal mais produzido pelo homem, respondendo por mais de 90% da produção em escala global em massa de metais. O ferro demorou um pouco mais para começar a ser trabalhado, pois não se acha ferro bruto na natureza.
Processo siderúrgico:
Siderúrgica- é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos.
Alto-forno:
O alto-forno é um forno de cuba ou fornalha com 20 a 30 metros de altura, com a forma de dois troncos de cones unidos pelas suas bases (cuba e ventre) e fechado na parte inferior pelo cadinho com a soleira.
Aços- é uma liga metálica, originado da mistura de minério de ferro, carvão, coque, ar e calcário, sendo inicialmente formada a escória (subproduto para a fabricação de cimento e base para pavimentação) e o ferro gusa (constituído de 4,5 a 4 % de carbono).
O Aço pode ser classificado da seguinte maneira:
Quantidade de carbono em percentagem;
Composição química;
Quanto á constituição microestrutura;
Quanto a sua aplicação.
O aço é atualmente a mais importante liga metálica, sendo empregue de forma intensiva em numerosas aplicações tais como máquinas, ferramentas, em construção, etc.
As propriedades do aço podem variar de acordo com sua composição química e teor de carbono, garantido uma grande diversidade de aplicações práticas.
O aço apresenta um comportamento dúctil com regimes de deformação elástica e plástica.
Processos de obtenção de aços:
Alguns processos de fabricação do aço são: Processo Ressemear (o ar é soprado pelo fundo do conversor), Processo Siemens-Martin e Processo de Soprarem a Oxigênio.
Conversores- Conversores são dispositivos que convertem valores, de um