Vicente Del Rio
Vicente Del Rio Capítulo 5 – ‘’ Uma proposta metodológica’’
O texto faz uma síntese das propostas metodológicas que vem a definir o planejamento urbano e arquitetônico com métodos e analise de várias disciplinas e essas variedades levam o profissional a obter conhecimentos específicos para determinar as intervenções necessárias ao meio em desenvolvimento.
Usando do estudo e dos conhecimentos de cada metodologia podemos distinguir o que há de bom para definir e até mesmo completar o desenho ou traçado urbano. Uma das metodologias apresenta que o ambiente urbano deve ser atribuído as necessidades e ao cotidiano da população, que estão em uso constante e vivenciando a cada dia que passa uma dificuldade diferente que precisa ser solucionada.
A criação de novos ambientes pode surgir também de valores particulares de pessoas comuns, onde a morfologia urbana procura entender o comportamento do desenho analisando os impactos existentes em relação com seus usuários, assim ela consegue determinar as distâncias necessárias e a acessibilidade para deixar mais confortável a população.
Os estudos mostram novas possibilidades de atenção ao dimensionamento do projeto urbanístico em relação às mutações e adaptações da população. Então para se recompor um tecido urbano, devemos estar atento a cada detalhe apresentado e estudar com cuidado para que suas origens e registros sejam preservados e para que a própria população possa manter organizado e funcionando futuramente.
A morfologia sintetiza que a importância desta analise esta em compreender a lógica da formação dos indivíduos que a compõem, a evolução de cada espaço ocupado e a transformação dos elementos urbanos para que o desenvolvimento tenha coerência e possa estar sempre em constante crescimento.
Outra analise é feita, a visual e a percepção do meio ambiente, onde a percepção ambiental compõe a experiência visual. A percepção consiste em servir de mediador entre o homem e o meio em