Metalurgia e Siderurgia
Neste trabalho o tema abordado será metalurgia e siderurgia. A metalurgia estuda e gerencia os metais desde sua extração do subsolo até sua transformação em produtos adequados ao uso. Siderurgia é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos. Mas quais são as principais diferenças entre as duas? Qual a importância delas em nossa vida? Como esses metais são extraídos e transformados em coisas úteis?
Metalurgia
A metalurgia é a ciência que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, como o ferro (Fe), o ouro (Au), a prata (Ag) e o bronze (Cu-Sn). Os materiais metálicos constituem um dos grupos em que podemos classificar tecnicamente os materiais. Os outros três grupos são: materiais poliméricos, materiais cerâmicos e compósitos (formados pela junção de materiais de tipos diferentes. Ex.: fibra de vidro é um compósito formado por um material cerâmico e um material polimérico).
Os metais, podem ser divididos em três subclasses: ferro (Fe) e aço (Fe-C); ligas não-ferrosas e superligas (Ex.: bronze, Cu-Sn; latão, Cu-Zn; e nitinol, Ni-Ti) de maior aplicação no campo aeroespacial; e compostos intermetálicos (Ex.: WC – widia), materiais estruturais de alta temperatura (UFRGS). O ferro é o metal mais produzido pelo homem, respondendo por mais de 90% da produção em escala global em massa de metais.
A partir do século XVIII, após a revolução cientifica ocorrida no século anterior a industrial, que a metalurgia tornou-se uma ciência e que os processos metalúrgicos passam a ser estudados e explicados, corroborando na melhoria contínua das práticas utilizadas até então. A partir de então surge um novo ramo da metalurgia, a metalurgia física que tem como objetivo o estudo das características físicas dos materiais metálicos.
Um importante ramo da metalurgia, que embora já existisse, ganhou grandes proporções após o século XVIII, é a metalurgia extrativa que