Filos do Reino Animália
Os poríferos são aqueles animais que tem como característica diagnóstica seu corpo composto por vários poros. O meio desses animais é chamado de átrio e a água chega até ele passando pelos poros, sendo que esses contem células flageladas que ajudam na movimentação da água.
Já a filo cnidário tem como característica diagnóstica a presença de células cnidárias que são compostas de um gatilho, um ferrão e pelo líquido urticante, sendo que quando algo estimula este gatilho, ele faz com que a célula se inverta e coloque seu ferrão para fora e despejando o seu liquido, O indivíduo que sofreu ataque desses animais, como por exemplo, as água vivas, medusas e corais, sentirá uma sensação de queimadura devido à reação do liquido urticante com a pele.
O filo platelminto é composto por vermes achatados como a tênia ou o esquistossomo, causando no ser humano teníase e esquistossomose. A teníase, ou no mundo cientifico chamada de cisticercose é causada pela ingestão de carne de porco ou de vaca mal cozidas. Já a barriga d’água é causada pelo contato do verme com os pés. Outro filo que é composta de verminoses é a de nematelmintos, sendo seus principais animais a lombriga, ou ascaris lumbricoides e a Ancylostoma Duodenale, que causam ascaridíase e amarelão, respectivamente.
Os moluscos são animais moles cobertos por conchas feitas de CaCO3 e são divididos em três grupos, os bivalves, gastrópodes e cefalópodes, sendo que o no primeiro os animais possuem duas conchas, como é o caso do molusco e da ostra e no terceiro, os integrantes são capazes de se camuflarem, como por exemplo o polvo e a lula.
O sexto grupo, chamado de anelídeos são animais cujo corpo tem formato cilíndrico e são fragmentados, sendo que temos como exemplo muito comum as minhocas, que ajudas na decomposição. Também é possível encontrar sanguessuga.
O próximo filo, chamada de artrópodes, cuja característica diagnóstica, ou seja, que lhe definem, é ter o corpo coberto de um exoesqueleto,