metalografia
Materiais
Lixas (120, 220, 320, 400 e 600);
Água corrente;
Algodão;
Pinça;
Placa de vidro;
Vidro de relógio;
Reativos de iodo;
Nital 2%
Ácido sulfúrico;
Resina para embutimento;
Microscópio óptico;
Procedimento
Macrografia.
Primeiramente selecionamos a peça a ser trabalhada e a realizamos o processo de lixamento do material em um suporte que proporciona agua corrente sobre a lixa, facilitando e agilizando o processo. Depois secamos a peça e realizamos o ataque químico, que pode ser feito humedecendo o algodão em reativo de iodo e depois passando sobre a peça, ou, despejando nital 2% sobre o vidro de relógio e, com cuidado, mexendo a superfície da peça sobre o liquido. Feito isso analisamos os resultados.
Micrografia.
Processo idêntico ao da micrografia no lixamento. Após isso submetemos a peça a um banho ultrassônico e realizamos o polimento até obter uma superfície espelhada, que é a adequada para ser analisada no microscópio. Analisamos os resultados.
Introdução teórica
Metalografia é o estudo da morfologia e estrutura dos metais. Para realizarmos esse estudo o material eh cortado, lixado, polido e atacado quimicamente de modo que revele os diferentes constituintes que compõem o metal e nos permite descobrir as propriedades físicas do metal, e concluir o processo de fabricação.
A metalografia é classificada quanto a observação que deseja se efetuar:
Macrografia:
Consiste em uma observação tridimensional da peça selecionada, podendo ser realizada a olho nu, ou a pequenos aumentos. Tal observação permiti identificar trincas e vazios, causado pelo resfriamento inapropriado da peça, desgaste prematuro e identificação de componentes de ligas
Micrografia:
Consiste em uma observação mas detalhada de uma superfície do peça selecionada sendo realizada com microscópios que permitem um grande aumento.
Tal observação permiti identificar os seus constituintes e sua textura. Com o auxilio de uma técnica